A verdade é que todos nós queremos acordar com aplausos e dormir com uma sinfonia de glória com mais um dia de grandes conquistas. Por que isso? Porque queremos nos sentir importantes, úteis, como parte integrante de uma sociedade idealizadora e realizadora, queremos ser reconhecidos pela sociedade, mas e quando isso não acontece e no lugar dos aplausos e sinfonia, você ouve críticas, qual é a sua reação?

Crítica é a razão de brigas, divórcios, inimizades, stress, mas se você continua a conviver com esta, faça um esforço e comece a ouvir e interessar-se por elas, normalmente quem tem tempo de criticar é porque se preocupa com seu desenvolvimento, seja no sentido de querer o melhor para você ou mesmo de estabelecer uma competição, sendo qualquer um dos dois sentidos, ouça ativamente porque esta crítica poderá ser a resposta para você chegar mais rápido ao seu objetivo. Convido-te a um exercício, lembre-se da última vez em que você foi criticado (a), o que você viu, ouviu e sentiu? Logo depois o que você fez? Observe se você não procurou mudar aquele comportamento e hoje você convive melhor com aquela e outras pessoas, concluímos que esta crítica contribuiu para você melhorar suas relações interpessoais, assim como esta, lembre-se de outras, elas serão constantes em nossas vidas, afinal todos nós somos seres em evolução, por esta razão investimos em autoconhecimento. Expandir o conhecimento de nossas emoções e sensações nos permite modificar pensamentos e refinar comportamentos.

A escuta ativa, livre de interrupções e julgamentos é uma grande iniciativa para acordar com aplausos e dormir com uma sinfonia de glória, quando você permitir-se aproximar do outro para ouvir, o outro em resposta irá se sentir acolhido e contribuirá com o seu objetivo. Faça sua parte e comece a querer ouvir mais e se as críticas insistirem em acontecer, encare isso como uma oportunidade de mudança, atalho para chegar mais rápido ao objetivo, não como ameaça. Somos todos seres em desenvolvimento, ninguém passará sem críticas, estas contribuíram para evolução e continuarão a contribuir, caso contrário não teríamos a possibilidade de levar um conteúdo como estes em segundos para todo o mundo. Isso só é possível porque alguém criticou o acesso a informações e o resultado desta crítica foi a mudança de comportamento na busca e detalhamento de informações, a rede de computadores surgiu como facilitador de interações, informação, conhecimento e crítica. Continuaremos a criticar e ser criticados todos os dias, este é o caminho para a colaboração, compartilhamento e conseqüente evolução na forma de pensar e se relacionar com o mundo.