Com certeza, é o que deve estar afirmando agora, eu aviso, eu faço a minha parte. Que bom! Quantas vezes você passa por um determinado espaço, seja o seu ambiente de trabalho, casa ou algum lugar do seu convívio e diz: “a lâmpada queimou”, você sai a procura de alguém e dá a notícia. Agora, refletindo sobre sua iniciativa, você realmente fez a sua parte?Pense, ficar em um ambiente com luz ou sem luz é opção sua, certo? O que faltou para você tomar a iniciativa e resolver este problema?

Tomada de decisão, você pode dizer que este é um dos seus pontos fortes? Quantas vezes você se depara com ambientes com luz queimada e nada faz a não ser criticar ou comunicar? A sua iniciativa começa a ser observada nesse momento, através do comportamento que você tem em um ambiente comum. Se almeja ser um líder, capaz de incentivar, motivar e desenvolver a si e a outras pessoas, mude o seu posicionamento. Que tal começar mudando a pergunta: “A lâmpada queimou, aonde encontro outra para fazer a reposição?”.

Resolva o problema. Um líder tem como principal característica transpor barreiras, muros, ver no problema uma oportunidade para improviso, aprendizado, conhecimento. Quantas vezes você enxergou no problema uma oportunidade?

A oportunidade que muitas vezes uma atividade propicia irá depender do seu nível de amadurecimento, percepção e pré-disposição ao crescimento para aproveitar e usufruir da mesma. Quantas vezes te ofereceram ajuda e você não aceitou? Quantas vezes você ouviu um bom conteúdo, reconheceu a importância, mas não se comprometeu a praticar? Vai manter a sua luz queimada ou irá trocar a lâmpada? Perceba: para tornar o seu ambiente iluminado basta agir. Comece agora mesmo, vá procurar a sua lâmpada para reposição!