Existem diversos estudos que apontam as diferenças entre coaching e terapia. Pois como são áreas muito próximas e o coaching a caminho de uma maior consciência no Brasil é comum a confusão.

O Coaching é orientado para o objetivo futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, tanto na vida pessoal quando profissional, focando performance e desenvolvimento. O coaching não tem objetivo terapêutico. Sendo geralmente procurado por pessoas que querem ajuda para atingir metas, aumentar auto-confiança, motivação e desenvolver-se. Enquanto a terapia tem por objetivo tratar transtornos emocionais e comportamentais ou ajudar o cliente a mudar padrões de comportamento que estão mantendo seus problemas e dificuldades atuais.

Por exemplo, clientes de terapia que estão se restabelecendo de depressão e desejam reestruturar suas carreiras, podem se beneficiar do coaching. Assim como clientes de coaching que não conseguem avançar em seus objetivos por questões como quadro depressivo, ansiedade exagerada, fobia social, baixa auto-estima podem se beneficiar da terapia. Os processos podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento humano, neste caso fica muita clara a diferença quando se observa que muitos clientes tem se beneficiado em participar dos dois processos conjuntamente.

coaching-x-terapia